GÊNEROS LITERÁRIOS - STEAMPUNK




Eu trabalhei com diversos gêneros literários, ou subgêneros, no caso da literatura de nicho. Decidi fazer alguns posts aqui no site para meus principais trabalhos e os gêneros vinculados, nesse post o assunto é Steampunk.

Leia a sinopse da minha novela no gênero, As Crônicas de Sudalbion:

Século XIX: Quando um meteoro atingiu a Groenlândia, destruindo a enorme ilha e liberando milhões de litros de água doce no mar, a alteração nas marés trouxe uma nova era glacial ao hemisfério norte. Os povos exilados de suas terras, compraram possessões no sul, dominando a África, a América do Sul e Austrália. Essa cisão no curso da história criou outro fenômeno: uma fixação na tecnologia do vapor, afinal os grandes pensadores que tirariam a humanidade dessa tecnologia pereceram sob toneladas de camadas de gelo. Acompanhe as aventuras de Aimê em Sudalbion, uma nova Inglaterra sob o signo dos trópicos. Uma narrativa ao melhor estilo steampunk.





O Steampunk, um subgênero da Ficção Científica que foi muito popular nas décadas de 1980 e 1990, apresenta histórias que se passam no passado, especialmente na Era Vitoriana. O que diferencia essas histórias é a tecnologia: elas imaginam que a invenção das máquinas à vapor gerou desenvolvimentos improváveis, como automóveis, aviões, dirigíveis e autômatos, que não existiram de fato naquela época.

Segundo Raul Cândido, membro do Conselho Steampunk de São Paulo, Steampunk é "uma visão futurista e curiosa sobre o passado. Qualquer história que resgate o romantismo estético e ideológico do século XIX com uma tecnologia anacrônica é o nosso vapor marginal. É pensar como teriam sido os nossos caminhos se já tivéssemos os mesmos recursos, onde poderíamos estar e se realmente evoluímos na mesma proporção que nossas invenções. Vaporpunk, ou steampunk, é a ficção científica ambientada no século XIX. Um universo hipotético onde as possibilidades tecnológicas se entrelaçam recriando nossa sociedade e nossa história".

Cartaz da V Steamcon




As Crônicas de Sudalbion é vendida na Amazon: https://amzn.to/31CdMxr

Conheça outras obras steampunk recomendadas:
 A Máquina Diferencial – William Gibson e Bruce Sterling
 Steampink – Diversas Autoras
 A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison – Enéias Tavares 
 Estação Perdido – China Miéville
 Steampunk – Contos do Mundo do Vapor
 Retrofuturismo – Diversos Autores
 Rússia Steampunk – André Wielgosz
 Como Gafanhotos Caindo do Céu – Flávio de Medeiros Jr.
 Jack Mesmeric – Gianpaolo Celli
 Westlich – Alec Silva

 Vapornella e o Rapto do Consolador Real – Gilson Luis da Cunha








Comentários

Postagens mais visitadas