Pular para o conteúdo principal

GÊNEROS LITERÁRIOS - STEAMPUNK


Eu trabalhei com diversos gêneros literários, ou subgêneros, no caso da literatura de nicho. Decidi fazer alguns posts aqui no site para meus principais trabalhos e os gêneros vinculados, nesse post o assunto é Steampunk.

Leia a sinopse da minha novela no gênero, As Crônicas de Sudalbion:

Século XIX: Quando um meteoro atingiu a Groenlândia, destruindo a enorme ilha e liberando milhões de litros de água doce no mar, a alteração nas marés trouxe uma nova era glacial ao hemisfério norte. Os povos exilados de suas terras, compraram possessões no sul, dominando a África, a América do Sul e Austrália. Essa cisão no curso da história criou outro fenômeno: uma fixação na tecnologia do vapor, afinal os grandes pensadores que tirariam a humanidade dessa tecnologia pereceram sob toneladas de camadas de gelo. Acompanhe as aventuras de Aimê em Sudalbion, uma nova Inglaterra sob o signo dos trópicos. Uma narrativa ao melhor estilo steampunk.


Muito popular entre as décadas de 1980 e 1990, o Steampunk é um subgênero da Ficção Científica, com histórias ambientadas no passado – especialmente na Era Vitoriana. O grande diferencial aqui é a tecnologia: nessas narrativas, a invenção das máquinas à vapor toma proporções improváveis, com a criação de automóveis, aviões, dirigíveis e autômatos — que nunca chegaram a realmente a existir no período.

Nas palavras de Raul Cândido, membro do Conselho Steampunk de São Paulo, Steampunk é “uma luneta futurista e curiosa apontada para o passado. Qualquer história que revisite o romantismo estético e ideológico do século XIX com uma tecnologia anacrônica é o nosso vapor marginal. Refletir sobre como teriam sido os nossos passos caso já tivéssemos os mesmos recursos, onde poderíamos estar e se de fato avançamos na mesma medida que nossos inventos. Vaporpunk, ou steampunk, é a ficção científica ambientada no século XIX. Um universo hipotético onde as possibilidades tecnológicas se cruzam redesenhando nossa sociedade e nossa história”.


As Crônicas de Sudalbion é vendida na Amazon: https://amzn.to/31CdMxr

Conheça outras obras steampunk recomendadas:





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha - Sonhos Lúcidos

O livro Sonhos Lúcidos foi lançado no dia 19 de outubro de 2013, durante o Evento Livros em Pauta, na Universidade Estácio, campus Jabaquara. A antologia de contos fantásticos da Andross Editora contou com a participação de Chico Anes, autor de O Sonho de Eva lançado pela editora Novo Conceito, e As Duas Vidas e Meia de Demian Liber (independente),  Laura Elizia Haubert, autora de Calisto, Sohuen e Ode a Nossas Vidas Infames, pela Novo Século, Suzy M. Hekamiah, autora de Código dos Mares: Os Contos do Tempo, pela Editora Literata, e O Pianista, além de dezenas de outros autores.



A antologia tem basicamente o intuito de divulgação de novos autores. Nesse escopo, há 13 autores que estreiam nas páginas desta coletânea da Andross Editora: Alice Rodrigues, Ana F. Cruchello, Antonio Martins Júnior, Carlos Moffatt, Caroline Evans, Garibaldi S. Júnior, Gui Moretti, Jony X, Kleberson Arcanjo, Marcelo Fernandes, Ricardo R. Gitti, Vivi Trichês, Vivian Pitança.



Apesar da temática da antologia, pou…

Links