GÊNEROS LITERÁRIOS - STEAMPUNK

As Crônicas de Sudalbion

Eu trabalhei com diversos gêneros literários, ou subgêneros, no caso da literatura de nicho. Decidi fazer alguns posts aqui no site para meus principais trabalhos e os gêneros vinculados, nesse post o assunto é Steampunk.

Leia a sinopse da minha novela no gênero, As Crônicas de Sudalbion:

Século XIX: Quando um meteoro atingiu a Groenlândia, destruindo a enorme ilha e liberando milhões de litros de água doce no mar, a alteração nas marés trouxe uma nova era glacial ao hemisfério norte. Os povos exilados de suas terras, compraram possessões no sul, dominando a África, a América do Sul e Austrália. Essa cisão no curso da história criou outro fenômeno: uma fixação na tecnologia do vapor, afinal os grandes pensadores que tirariam a humanidade dessa tecnologia pereceram sob toneladas de camadas de gelo. Acompanhe as aventuras de Aimê em Sudalbion, uma nova Inglaterra sob o signo dos trópicos. Uma narrativa ao melhor estilo steampunk.


Muito popular entre as décadas de 1980 e 1990, o Steampunk é um subgênero da Ficção Científica, com histórias ambientadas no passado – especialmente na Era Vitoriana. O grande diferencial aqui é a tecnologia: nessas narrativas, a invenção das máquinas à vapor toma proporções improváveis, com a criação de automóveis, aviões, dirigíveis e autômatos — que nunca chegaram a realmente a existir no período.

Nas palavras de Raul Cândido, membro do Conselho Steampunk de São Paulo, Steampunk é “uma luneta futurista e curiosa apontada para o passado. Qualquer história que revisite o romantismo estético e ideológico do século XIX com uma tecnologia anacrônica é o nosso vapor marginal. Refletir sobre como teriam sido os nossos passos caso já tivéssemos os mesmos recursos, onde poderíamos estar e se de fato avançamos na mesma medida que nossos inventos. Vaporpunk, ou steampunk, é a ficção científica ambientada no século XIX. Um universo hipotético onde as possibilidades tecnológicas se cruzam redesenhando nossa sociedade e nossa história”.


As Crônicas de Sudalbion é vendida na Amazon: https://amzn.to/31CdMxr

Conheça outras obras steampunk recomendadas:


Steampunk Tales Collection



Comentários

Postagens mais visitadas