Pular para o conteúdo principal

GÊNEROS LITERÁRIOS - DARK URBAN

Dark Urban - da Suécia para o mundo.


A popularidade dos romances de Stieg Larsson inaugurou um tipo de thriller mais sombrio e com um enfoque sexual-psicológico no mainstream (corrente dominante). Este gênero inclui outros romancistas escandinavos, cujos livros estão sendo traduzidos para o inglês e outras línguas, como Asa Larsson, Camilla Lackberg e Henning Mankell. Escritores já trabalhando neste gênero incluem Patricia Highsmith, autora famosa pelo seu trabalho O Talentoso Ripley,  Pete Dexter, Martin Cruz Smith e Tana French.


Obviamente que não tenho a pretensão de me comparar aos autores citados, mas trabalhei o meu romance Morte em Boulogne com elementos utilizados nesse subgênero de narrativa de mistério sombrio. A destruição da inocência, a impossibilidade de viver em um mundo que contraria suas convicções, a perseguição estatal e a questão da personalidade, etc.






Lisandra Santamarina Conde dedicava sua vida às causas sociais e a busca pela construção de uma sociedade mais justa. Após um estágio na ACNUR, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, ela retorna ao Brasil e cria a Refugees Place, uma Organização com a missão de auxiliar os refugiados que chegam ao Brasil vindos da África, Venezuela e Haiti.

Quando se envolveu com Ian, um médico bem-sucedido, administrador de um hospital no interior de São Paulo, Lisandra acreditou que havia encontrado o parceiro perfeito. Mas conforme sua relação se intensifica ela desconfia que há um interesse secreto nessa aproximação.

Decidida a descobrir quais as segundas intenções por trás das atitudes suspeitas de Ian, Lisandra pede ajuda a seu amigo Philippe em uma investigação que os levará a lugares e situações que jamais podiam esperar. Cada descoberta feita será premiada com uma ameaça.

Comprar na Amazon: https://amzn.to/2Mbi4VQ





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha - Sonhos Lúcidos

O livro Sonhos Lúcidos foi lançado no dia 19 de outubro de 2013, durante o Evento Livros em Pauta, na Universidade Estácio, campus Jabaquara. A antologia de contos fantásticos da Andross Editora contou com a participação de Chico Anes, autor de O Sonho de Eva lançado pela editora Novo Conceito, e As Duas Vidas e Meia de Demian Liber (independente),  Laura Elizia Haubert, autora de Calisto, Sohuen e Ode a Nossas Vidas Infames, pela Novo Século, Suzy M. Hekamiah, autora de Código dos Mares: Os Contos do Tempo, pela Editora Literata, e O Pianista, além de dezenas de outros autores.



A antologia tem basicamente o intuito de divulgação de novos autores. Nesse escopo, há 13 autores que estreiam nas páginas desta coletânea da Andross Editora: Alice Rodrigues, Ana F. Cruchello, Antonio Martins Júnior, Carlos Moffatt, Caroline Evans, Garibaldi S. Júnior, Gui Moretti, Jony X, Kleberson Arcanjo, Marcelo Fernandes, Ricardo R. Gitti, Vivi Trichês, Vivian Pitança.



Apesar da temática da antologia, pou…

Links

O país das calças beges

Em 2009 trabalhei na tradução de diversos textos para a Editora Lusíadas, quando do lançamento de sua primeira antologia em Esperanto. Trabalhei com o texto do brasileiro Ferréz, expoente do movimento litera-rua O País das Calças Beges, que em na língua internacional neutra ficou La Lando de la Grizbrunaj Pantalonoj.

"La blua ĉielo estas linda,Sed en la ikso (1) deprimis vin"Detentos do Rap (2)


La suno estas pah! kaj tĉun!, ŝajnas, ke miaj retinoj brulis.
Antaŭ ne longe, ke mi ne faris tiun agon "bastono en la katon". Mi donis la sakon kun la ĉemizo, dentbroso, paro da pantoflo kaj la maljunan ŝorton al partnero, kiun ĉiam havis malpli ol tiun. En la strato, estis nur envio, sed en la prizono oni lernas unue la humilecon.
Oni kunprofitas por la dormo, por uzi la banĉambro, por manĝi, por scii la bona horo, kiun havis la pah!
Daurigos che La Nubo