Pular para o conteúdo principal

RESENHA: STIEG LARSSON ANTES DE MILLENIUM

Resenha - Stieg Larsson Antes de Millenium
 

Stieg Larsson - Antes de Millennium, Guillaume Lebeau e Frédéric Rébéna, Editora Veneta - ISBN: 8563137050
Amazon: Clique aqui.
Skoob: Clique aqui.
 
Stieg Larsson - Antes de Millenium
Stieg Larsson - Antes de Millennium é uma biografia em quadrinhos trazidas a nós pelo trabalho do roteirista Guillaume Lebeau e Frédéric Rébéna.
Guillaume Lebeau é um escritor e documentarista francês, escritor de vários romances premiados e de dois ensaios sobre Fred Vargas e Stieg Larsson. Seu último romance Le Troisième Pole, um thriller ecologista, foi lançado em novembro de 2011. Produziu um documentário chamado Ice Crime, sobre a onda literária policial escandinava. Sobre esse movimento o autor também escreveu Crimes Glacés, com as receitas culinárias dos pratos e das comidas descritas por esses autores em seus livros.
O ilustrador Frédéric Rébéna é competente em sua arte, nos imergindo no mundo de Larsson com traços crus e fortes como devem ser os traços de uma HQ que trata do horror do nazismo, da guerra e da violência contra as mulheres.
A HQ aborda os principais eventos da vida de Larsson, sua infância e a formação de seu caráter, sua luta pela independência da Eritreia, sua vida de jornalista e os bastidores da produção da série Millenium. No livro é possível descobrir todas as referências para a criação das personagens e cenários utilizados no livro, inclusive de onde vieram as ideias para a criação de Lisbeth Salander.
Há um apêndice onde encontramos uma linha do tempo da biografia do autor, ilustrado com fotos dos locais nos quais viveu e trabalhou. Esse apêndice complementa a história em quadrinhos, dando mais profundidade à trama, e enriquecendo o volume.
Após a leitura do volume, o que fica é a certeza de atrás de grandes obras literárias estão grandes vidas, e a constatação de que assim como Hemingway esteve na guerra, nas revoluções, vivendo uma vida apaixonante ao longo de cinco casamentos, entre voos, caçadas e lutas de boxe, para produzir sua notável obra. A vida de Stieg foi também uma grande aventura: uma vida de luta esquerdista, envolvido com conspirações trotskista e guerras em países africanos, lutando em sua própria terra contra o inimigo interno representado pelo white power e o neonazismo florescendo nas ruas de Estocolmo, sendo perseguido e ameaçado de morte durante quase toda sua atividade jornalística, Millennium foi produzida como um grande panfleto, um panfleto que circularia por milhões de lares no mundo todo.
 
 
Botão Comprar

 
 

Banner Morte em Boulogne





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha - Sonhos Lúcidos

O livro Sonhos Lúcidos foi lançado no dia 19 de outubro de 2013, durante o Evento Livros em Pauta , na Universidade Estácio, campus Jabaquara. A antologia de contos fantásticos da Andross Editora contou com a participação de Chico Anes , autor de O Sonho de Eva lançado pela editora Novo Conceito , e As Duas Vidas e Meia de Demian Liber (independente), Laura Elizia Haubert , autora de Calisto , Sohuen editados pela Novo Século ,   Ode a Nossas Vidas Infames , pela Multifoco, Sempre o Mesmo Céu, Sempre o Mesmo Azul , pela Editora Patuá; Suzy M. Hekamiah , autora de Código dos Mares : Os Contos do Tempo , pela Editora Literata , e O Pianista , Espectra ; além de dezenas de outros autores. A antologia tem basicamente o intuito de divulgação de novos autores. Nesse escopo, há 13 autores que estreiam nas páginas desta coletânea da Andross Editora : Alice Rodrigues, Ana F. Cruchello, Antonio Martins Júnior, Carlos Moffatt , autor de Operação Black Hole e Cobaias de Lázaro ,

III Livros em Pauta

Dia 19 de outubro de 2013 foi o lançamento da antologia "Sonhos Lúcidos", durante a programação do 3º Livros em Pauta. A terceira edição do evento foi no campus Jabaquara da Estácio Uni-Radial . A antologia de contos fantásticos da Andross Editora contou com a participação de Chico Anes, autor de O Sonho de Eva , Suzy M Hekamiah , autora de Código dos Mares: Os Contos do Tempo , além de dezenas de outros autores. Durante o evento ocorreram palestras sobre direitos autorais, crítica literária, marketing do livro, agenciamento literário, crowdfunding , divulgação, lançamentos... Estas e outras etapas da produção editorial foram apresentadas e debatidas na terceira edição do Livros em Pauta – Encontro de Leitores com Escritores e Outros Profissionais do Livro. Fotos do Evento Participei da Antologia com o conto O Cavaleiro Cinza , um conto apocalíptico que reúne em um mesmo texto diversas teorias da conspiração com um viés original que irá surpreendê-lo. Abaixo seg

MORTE EM BOULOGNE

Morte em Boulogne é o segundo romance de Mauricio R B Campos, um livro de mistério e suspense que traz para o Brasil o gênero dark urban,  consagrado nos romances policiais escandinavos de Stieg Larsson e outros. A trama se passa no Brasil, Argentina e Uruguai, onde acompanhamos a busca de Lisandra Conde pela verdade quanto a fatos misteriosos que começam inofensivos e seguem em um ritmo frenético até que sua vida vira de cabeça para baixo. A história começa com um acidente de carro onde ela é encontrada inconsciente entre as ferragens. Dias depois ela recobra a consciência em um hospital. Confusa e sozinha, descobre que perdeu duas coisas: um dos rins e o noivo. Ian Gouveia, diretor do hospital em que estava internada, havia partido para uma convenção médica de quinze dias no Caribe. Ela não o conhecia há muito tempo, e o passado dele ainda era uma grande mancha fosca em sua memória, mas poderia ter se envolvido com um traficante de órgãos? Empenhada em descobrir a verdade,