TÁQUION


 A Táquion é uma revista de ficção científica nova com uma proposta para o mercado brasileiro. Segue abaixo a carta de apresentação da revista por um de seus próprios membros fundadores:

"TÁQUION, em português do Brasil, ou Taquião, em português lusitano (do grego ταχυόνιον, takhyónion, de ταχύς, takhýs, i.e. “rápido”, “veloz”) é uma partícula hipotética cuja velocidade superaria a da luz. Embora nunca tenha sido detectada, sua existência não violaria a teoria da relatividade especial, uma vez que esta não descarta a existência de partículas naturalmente mais rápidas que a luz.

O TÁQUION é, portanto, uma incógnita. Algo que, se por um lado, não pode ser gerado por mãos humanas, também não pode ser de todo rechaçado. Em uma miríade de histórias de ficção científica,  TÁQUIONs são usados como meios de comunicação ultrarrápida para vencer as enormes distâncias interestelares, do mesmo modo que usamos ondas eletromagnéticas para enviar som, imagem e dados.


TÁQUION é também o nome adotado pela equipe do Clube Brasileiro De Ficção Científica para sua revista  desse gênero literário que, sem exagero, tem sido o reflexo da civilização por mais de um século. Literatura “pulp”, teatro, quadrinhos, cinema, TV, games, nenhum braço da cultura de massa permaneceu indiferente a ele. A ânsia em explorar o futuro que poderá ser, o passado que poderia ter sido, ou mesmo em evitá-los, tem se traduzido em palavra escrita desde que Mary Shelley publicou seu “Frankenstein”, há mais de duzentos anos. Há quem diga que muito antes disso.


Frontispício de uma edição inglesa de Frankenstein, de Mary Shelley, publicada pela Colburn and Bentley em 1831. Gravura feita por Theodor von Holst (1810-1844)

A ficção científica é um termo tão simples para um conjunto de obras e temas tão vasto que muitos sugerem o uso  do termo “ficção especulativa” em seu lugar. Afinal, muitas histórias do gênero se passam não no passado nem no futuro, mas no “presente” em que foram escritas. O que elas têm em comum? A vontade de seus autores de explorar as infinitas possibilidades da existência, da condição humana frente ao universo, a busca pelo maravilhoso, pela aventura, pelo extraordinário,  um convite à imaginação que, com frequência, é esmagada sob o peso do cotidiano. Sem pudor, afirmamos: o simples escapismo também é bem-vindo em nossas páginas.

Nós da TÁQUION acreditamos que a ficção científica pode ser tudo isso e muito mais. E convidamos você leitor a acompanhar autores dos  mais diversos estilos, de iniciantes a consagrados nessa jornada que está apenas começando.

Sejam todos muito bem-vindos. Boa leitura!"

Gilson Luis da Cunha







Gilson Luis da Cunha

Acesse as edições da Táquion neste link: https://taquionfc.com.br/edicoes/

Comentários

Postagens mais visitadas