anúncio do originals

Selecionados pela iniciativa “Originals”, nove autores brasileiros vão assumir a frente do desenvolvimento criativo de universos próprios da editora

Lendari® Entertainment anuncia um plano de expansão baseado na criação de franquias originais. Cada propriedade intelectual (IP) terá identidade, mitologia e estética próprias, em gênero como fantasia épica, ficção científica, suspense, terror e mitologia moderna.

Para dar vida e continuidade a essas franquias, a editora lançou, em março de 2025, a Lendari® Originals, uma iniciativa pioneira no Brasil que contrata autores profissionais para atuar no desenvolvimento e expansão de IPs originais.

Diferente de um modelo de publicação tradicional, a ação funciona como um estúdio literário colaborativo, no qual escritores trabalham sob contrato em projetos específicos, com acompanhamento editorial e criativo direto.

“Nosso objetivo é que cada autor se torne guardião de um universo. Não queremos apenas livros isolados, mas mitologias vivas, com continuidade e coerência estética”, destaca Mário Bentes, editor-chefe da Lendari® e criador da maior parte das franquias.

“Essas franquias representam o amadurecimento natural da Lendari. Elas surgiram como sementes dentro de livros, contos e coletâneas que publicamos ao longo dos anos, e agora estão sendo organizadas como universos inteiros, com continuidade, expansão e novas vozes criativas”, explica Bentes.

O nascimento de um multiverso literário

Lendariverso

O coração da cosmogonia que carrega em si o nome da própria marca, o Universo Lendari é um mundo de alta fantasia épica, onde mitologia, magia e filosofia se misturam. Baseado em um cosmos habitados exclusivamente por deusas — rejeitando a ideia de deidades “masculinas” — a franquia será o palco de um sem-número de livros, romances, contos e até mesmo jogos.

Além do próprio criador, Mário Bentes, expansão da franquia contará com a participação das autoras Mariana Zacaron — roteirista formada pela Vancouver Film School e autora de “Terra Balda” — e Daniela Hänggi, criadora do podcast Estranhonomicon e da publicação Estranhoteca.

As Aventuras de Dacaar

Voltada ao público juvenil e uma espécie de spin-off do próprio Lendariverso, “As Aventuras de Dacaar” é uma série infantojuvenil que combina humor, fantasia e lições de amizade e coragem, em uma jornada mágica protagonizada pelo primeiro personagem escrito pelo editor da Lendari, aos doze anos de idade. A série está sendo desenvolvida por Daniela Hänggi, que assina as primeiras histórias.

Darius & Victoria

Misturando conceitos de aventura, horror e romance gótico, “Darius & Victoria” acompanha um casal de imortais — um vampiro persa milenar e uma bruxa vitoriana de alguns séculos — em uma guerra secreta entre sociedades sobrenaturais. Sob o conceito de “episódios da semana” e temporadas, como uma série, a escrita da franquia ficou a cargo de John Miler, autor de “Como Sobreviver ao Apocalipse Zumbi com a Sua Mãe!” e destaque do 1º Prêmio ABERST Inéditos.

Drone Wars

Uma franquia de ficção científica distópica baseada em máquinas de IA sencientes, “Drone Wars” reflete sobre liberdade e tecnologia em um mundo dominado por drones autônomos. Criada e escrita por Mário Bentes, a saga promete unir ação intensa e crítica social, ecoando as grandes distopias clássicas com DNA brasileiro.

Mistérios Lendários

Criada inicialmente como uma série de coletâneas de contos, a série foi expandida para histórias fechadas. Inspirada em enigmas históricos e casos reais, “Mistérios Lendários” apresenta uma série de histórias de suspense, investigação sobrenatural, terror e ficção científica. O projeto reúne quatro autores contratados: Mauricio R. B. CamposMarcelo Luiz DiasDaniela Hänggi e Sabrina Dutra Braga, cada um contribuindo com seu estilo particular.

Z.E.I.T.G.E.I.S.T.

Criada por Bentes e desenvolvida por Alec Silva, cofundador do movimento sertãopunk, a franquia mistura espionagem, fantasia urbana e humor non sense em tramas que mistura investigação, teorias conspiratórias e ficção especulativa.

Universo 25

Partindo de um conceito científico real — o “Experimento Universo 25” —, a franquia criada por Mário Bentes será desenvolvida por Mateus Lins, mestre em Escrita Criativa pela Universidade de Edimburgo. Serão cinco livros, baseados no mesmo conceito, que propõem uma reflexão sobre a sociedade e o comportamento humano em civilizações tecnocráticas.

Um novo ecossistema para a ficção brasileira

A aposta da Lendari® combina literatura, worldbuilding e estratégia de IP — algo comum em Hollywood e nos estúdios de games, mas ainda incipiente no mercado editorial brasileiro. Com as franquias originais, a editora inaugura uma nova fase: a do estúdio narrativo nacional, onde cada universo é uma marca com potencial para desdobramentos literários, audiovisuais e transmidáticos.

De acordo com o cronograma oficial, os primeiros títulos devem começar a chegar ao mercado no segundo semestre de 2026. Paralelamente, a Lendari® já começa a trabalhar nas expansões e ações de licenciamento das franquias. “A ideia é licenciar os universos para jogos, animações e outras plataformas de entretenimento”, antecipa Mário Bentes.

Expansões e novas contratações

Em 2027, a Lendari® não descarta a possibilidade de contratar mais autores para expandir as franquias em andamento. “Vamos avaliar a aceitação do público e da crítica sobre cada IP e, sendo o caso, expandi-las com mais histórias ou a adaptação das primeiras histórias em novos formatos, como HQs”, afirma Mário Bentes.


Link Original: https://lendarientertainment.com.br/lendari-revela-franquias-originais-e-anuncia-autores/




Conheça o novo Kindle colorido


Comentários