Mosaicos Urbanos é um livro que reúne boa parte de meus contos escritos nos últimos quatro anos. São narrativas e reflexões sobre o amor e a existência, a perda e os sentimentos contraditórios que estão sempre presentes no espírito humano. Alguma prosa poética e alguma poesia incidental.
Neste livro estão meus trabalhos premiados 478 (premiado no V Concurso de Contos da Livrarias Curitiba) e 645 (Menção Honrosa da Associação de Escritores de Bragança Paulista), uma seleção de mini contos líricos; o conto O Palhaço, finalista do Prêmio Paulo Leminski, e os contos No Coração de Macau e Às Margens do Tigre, que são histórias com Arturo de Oliveira, a personagem do conto 478, um escritor de romances policiais de sucesso. Arturo também está presente no conto Caroline Kress em Sarajevo.
Este livro já foi traduzido para o inglês, espanhol e italiano. O livro impresso está disponível para compra no web site do Clube de Autores e da AG Books, enquanto que a versão eletrônica (e-book) está sendo vendida na Amazon.
RESENHA
A Edição Comemorativa de Mosaicos Urbanos do autor Maurício R.. B. Campos despertou minha atenção assim que visualizei a capa do livro pela primeira vez.
Cada ponto de vista- personagens, leitor, narrador e autor- contam uma história diferente com detalhes e perspectivas únicas, e o todo desse mosaico só poderá ser compreendido ao olhar a cena por inteiro, na última palavra do último conto desta premiada compilação em que se comemora a terceira tradução desta obra.
Em sua maioria os contos falam de descobertas: investigações policiais, encontros e desencontros amorosos e descoberta e aceitação de identidade.
Em sua maioria, são contos premiados ou que receberam menções honrosas; logo se percebe a razão: cada palavra foi colocada pelo autor com precisão e sensibilidade no lugar devido.
Gostei muito dos contos em que predominou o clima de suspense tendo o escritor de romances policiais de sucesso, Arturo de Oliveira, como protagonista; especialmente aquele em que contracenou com a investigadora Carolina Kress, adicionando-se como ingrediente a sedução não- declarada entre eles.
Quero destacar dois contos, porém, que foram meus preferidos: O Palhaço e Origami; este último conto encerrando brilhantemente a compilação.
O Palhaço fala da relação conflituosa entre pai e filha tendo como cenário a Folia de Reis.
A trama de Origami desenrola-se através de três pontos de vista de uma mesma cena: os preparativos para uma festa japonesa onde será montada a barraca de origamis. Como se cada ponto de vista fosse uma dobra do papel, cada perspectiva revela trechos únicos da história, e o leitor só saberá o que realmente aconteceu ao dobrar a última parte do Tsuru ou passarinho da sorte japonês. O Apêndice conta para quem não conhece a lenda do Tsuru.
Mosaicos Urbanos é um livro que faz jus aos títulos recebidos. Recomendo.
Detetives S.A. |
Morte em Boulogne |
Gêneros Literários: Dark Urban |
Publicidade
Comentários
Postar um comentário